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Airbus A350

sexta-feira, 20 de maio de 2011


Bom, vamos falar desse moderno avião, que acredito que muitos amadores e CEO do AM, não sabem, mas este modelo da Airbus ainda não pode ser visto pelos ceus do mundo afora, pois ainda não está sendo produzido comercialmente e entrada no mercado prevista para 2013.

Mas vamos aos detalhes tecnicos deste belo avião:

O Airbus A350 é uma nova família de aeronaves wide-body, destinada a competir com o Boeing 777 e o Boeing 787.

Projeto inicial

Quando a Boeing anunciou o projecto 787 Dreamliner, que apresentava custos operacionais mais baixos, este avião tornar-se-ia numa grave ameaça para o Airbus A330. A Airbus inicialmente rejeita esta alegação, afirmando que o 787 era, ele próprio, uma reacção ao A330, e que não iria desenvolver nenhuma resposta para o 787.

As companhias aéreas pressionaram a Airbus para esta apresentar um competidor, pois a Boeing estava empenhada em que o 787 fosse 20% mais eficiente a nível de consumo de combustível do que os seus equivalentes.

Inicialmente a Airbus propôs um simples derivado do A330, com melhorias ao nível da aerodinâmica e com turbinas similares às do 787. No entanto as companhias aéreas não ficaram satisfeitas com esta resposta da Airbus e esta desembolsou 4 mil milhões de euros para a concepção de um novo modelo: O A350.

A versão inicial do A350 era superficialmente semelhante ao A330 devido à comum fuselagem da secção transversal e montagem. Uma nova asa, turbinas e um estabilizador iriam aliar-se a novos materiais compostos e métodos de produção aplicados à fuselagem para fazer do A350 uma aeronave quase nova.

Em 16 de Setembro de 2004, o presidente e CEO da Airbus, Noël Forgeard confirmou que um novo projecto estava a ser considerado, mas não deu um nome a esse projecto nem indicou se este seria uma concepção inteiramente nova, ou se pelo contrário seria apenas uma modificação de um produto já existente. A Airbus indicou ainda que iria finalizar a sua concepção até ao final de 2004, iniciar consultas com as companhias aéreas em 2005 e lançar esse novo projecto no final desse ano.

A 10 de Dezembro de 2004, os órgãos da EADS e BAE Systems, accionistas da Airbus, deram autorização ao projecto e nomearam-no de A350.

Em 6 de Outubro de 2005, o lançamento industrial do programa, foi anunciado com um custo estimado de 3,5 bilhões de euros. Esta versão inicial do A350 foi planeada para ter entre 250/300 lugares, com 2 motores e wide-body derivados do design do já existente A330. Ao abrigo deste programa, o A350 teria novas asas e novos motores enquanto partilhava a mesma fuselagem de secção transversal do seu antecessor A330.

A Fuselagem era composta essencialmente em alumínio e lítio.



Quase imediatamente a Airbus recebeu inúmeras críticas sobre o projecto A350, as quais partiram de alguns dos seu maiores clientes, que afirmavam que o projecto deveria ser alterado, pois poderia tornar-se um fracasso.
Sempre atenta às necessidades dos seus clientes, e sempre disposta a ouvir as suas exigências, a Airbus afirmou que iria reformular o projecto A350.

Na Sequência das críticas que o projecto inicial do A350 sofreu, em meados de 2006 a Airbus reviu todo o projecto. O novo A350 estava a tornar-se cada vez mais um concorrente ao Boeing 777 e às versões -8 e -9 do Boeing 787. Possui uma maior fuselagem da secção transversal, capaz de acomodar 9 passageiros por fila na classe económica. O A330 bem como os anteriores projectos do A350 apenas acomodariam 8 passageiros por fila em configuração normal. O Boeing 787 pode acomodar 8 ou 9 passageiros por fila, enquanto o Boeing 777 pode acomodar 9. Do ponto de vista do passageiro, a cabina do A350 é 12 cm mais ampla do que a do seu concorrente Boeing 787, e 25 cm mais restrita do que a do seu outro concorrente Boeing 777.
Houve alguma especulação sobre como seria apelidado esta revisão do A350. Este chegou a ser apelidado de A370 e até mesmo A280, contudo a 17 de Julho de 2006 no Farnborough air show, a Airbus apresentou um novo avião totalmente reformulado e anunciou que este seria apelidado de A350 XWB (Xtra-Wide-Body).
A Airbus conseguiu a sua primeira encomenda, do redesenhado A350, quatro dias depois da sua apresentação. Esta encomenda partiu da Singapore Airlines que anunciou a compra de 20 A350 XWB's com opção de compra de mais 20 unidades. O CEO desta companhia aérea, Chew Choon Seng, afirmou que " é reconfortante a Airbus ter ouvido as companhias aéreas e ter apresentado o totalmente reformulado A350 XWB".

A Família A350 fornece a capacidade de longo alcance, com capacidade de 250 a 400 passageiros. Isso permite que as companhias aéreas para melhor atender as suas frotas A350 XWB a demanda de capacidade de rotas, garantindo ótima receita potencial de eficiência e excelente fator operacional . O conceito de família de aeronaves, comprovada por seus jatos da Airbus, com outros, mas também assegura uma óptima eficiência através da uniformização do A350 XWB em motores, sistemas e peças de reposição, permitindo também que os pilotos a voar todas as três versões, com uma qualificação de tipo único.
Airbus A350 da família XWB é composta por três versões (o A350-800, -900 e -1000) - cada um com um alcance global para as distâncias de vôo de até 8.500 miles.Em uma configuração típica de três classes, o A350-800 vai acomodar 270 passageiros, enquanto o A350-900  Todos os A350 XWB membros da família podem ser configurados para layouts de maior densidade de até 440 assentos.


Especificações técnicas


A350-800 A350-900 A350-1000
Comprimento: 60.5 m 66.8 m 73.8 m
Altura: 17.0 m 16.7 m
Envergadura: 61 m 61 m 64 m
Secção: 5,94 m 5,94 m 5,94 m
Assentos: 270/312 - 3 classes / 2 classes 314/366 - 3 classes / 2 classes 350/412 - 3 classes / 2 classes
MTOW 245t 265t 295t
Carga: 26 LD3 36 LD3 44 LD3
Motores (x2): RR Trent XWB RR Trent XWB RR Trent XWB
Velocidade de cruzeiro: 903 km/h (mach 0.85) 903 km/h (mach 0.85) 903 km/h (mach 0.85)
Velocidade Máxima 945 km/h (mach 0.89) 945 km/h (mach 0.89) 945 km/h (mach 0.89)
Autonomia: 15,400 km 15,000 km 14,800 km
Combustivel: 15,000 l 15,000 l 15,000 l
Entrada em servico: 2014 2013 2015


Fontes: Wikipedia e Airbus website

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