Aeroporto Internacional Domodedovo (Aeroporto códigos | DME | UUDD) é um aeroporto internacional situado 35 km (22 milhas) ao sul do centro de Moscou, Rússia. É um dos três principais aeroportos Moscovo, juntamente com o Aeroporto Internacional Sheremetyevo e Vnukovo Aeroporto. Domodedovo é o maior aeroporto da Rússia em termos de tráfego de passageiros e de carga; 18,76 milhões de passageiros utilizaram o aeroporto em 2007 (22% de aumento sobre 2006).
Os serviços em Domodedovo, iniciaram em Março de 1964 com um voo para Sverdlovsk (atual Yekaterinburgo), usando um Tupolev 104. O aeroporto, que se destinava a lidar com o crescimento do tráfego de longa distância nacional na URSS, foi aberto oficialmente em Maio de 1965. Uma segunda pista, paralela à já existente, foi inaugurada 18 meses após a abertura do aeroporto. Em 26 de Dezembro de 1975, Domodedovo Airport foi selecionado para o voo inaugural do Tupolev Tu-144 para Alma Ata.
Desde 1996, o Aeroporto Domodedovo tem sido explorado pela Orient Line Group, num contrato de 75 anos de arrendamento, embora as pistas continuem a ser controladas pelo Estado. O grupo investiu pesadamente na reconstrução do aeroporto, organizou a alfândega e dedicou-se a torna-lo mais atrativo. Devido a vários problemas em Sheremetyevo, a British Airways, Swiss International Air Lines, Japan Airlines, e Austrian Airlines moveram os seus vôos de lá para Domodedovo. Eles foram seguidos por Emirates, Brussels Airlines, Thai Airways International, Singapore Airlines, Qatar Airways e Lufthansa.
Atualmente, Domodedovo é um dos hubs da TriStar, sendo a base de operações da TransRossyia Airlines.

















0 comentários:
Postar um comentário