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Douglas M D - 1 1

terça-feira, 24 de maio de 2011

História:
MD-11, prefixo N1767A da American Airlines, em Dallas (Estados Unidos) - Junho/2001.            O MD-11, foi o mais moderno trijato existente no mercado de cabina larga (chamada wide body) - os outros mais conhecidos eram o DC-10, L-1011 e o B727. Ele era produzido em Long Beach, na Douglas Products Division (antiga sede da McDonnell Douglas - adquirida pela Boeing). Possuía o que existia de mais moderno em navegabilidade e sistemas e foi projetado para rotas de longa distância e grande tráfego de passageiros e cargas.
            Essa aeronave foi fabricada em 04 (quatro) versões - Passageiros, Cargas, Passageiros/Cargas e Convertido. A opção de ER (extended range) estava disponível em todas as versões. Uma série de configurações internas foram disponibilizadas, que vão de 285 assentos (três classes) até 410 lugares (classe única). O peso máximo de decolagem era de 273.290 kg (285.990 kg na versão ER) com um raio de ação de 12.270 km (13.230 km na versão ER) com todos os 285 lugares ocupados, apropriado para longos voos intercontinentais. As opções de turbinas eram três: Pratt & Whitney, General Electric e Rolls Royce.
MD-11, prefixo PP-VQF da VARIG, em Porto Alegre - 30.06.2001.           

A América do Sul possui algumas empresas operando essa aeronave, em razão da distância e do volume de tráfego de passageiros e cargas indo e vindo do continente para a Europa, Ásia e América do Norte. Além disso o raio de ação para vôos non-stops e o baixo consumo proporcional de combustível substitui, com vantagens, o B-747. Foram vendidas 200 aeronaves MD-11, sendo 131 MD-11 padrão, 59 MD-11F (cargueiros), 05 MD-11ER e 05 MD-11C. Somados aos 446 DC-10 (mesma plataforma) esse tipo de aeronave vendeu 646 unidades. Seus maiores clientes foram: Fedex (22), American Airlines (19), Swissair (16), Delta (15), Lufthansa (14), Eva Air - Taiwan (11), Jan Airlines (10) e KLM (10). A VARIG e a VASP utilizaram, cada uma, 04 novas aeronaves MD-11, todas com turbinas General Electric.



ESPECIFICAÇÕES:
MD-11/MD-11ER
MD-11C/MD-11C-ER (3)
MD-11CF-ER (4)
MD-11F-ER
Assentos (3 classes)
Assentos (Classe única)
285
410
181
214
285
410
-
Raio de ação máximo (1)
12.270/13.230 Km
10.445 Km
12.655/7.310 Km
7.310 Km
Peso máximo de decolagem
273.290/285.990 Kg
273.290/285.990 Kg
285.990 Kg
285.990 Kg
Turbinas - empuxo (2)
(Potência medida em kgs)
PW - 62.000
GE - 61.500
RR - N/I
PW - 62.000
GE - 61.500
RR - N/I
PW - 62.000
GE - 61.500
PW- 62.000
GE - 61.500
Capacidade de combustível
146.155 Litros
146.155 Litros
146.174 Litros
146.174 Litros
Capacidade de carga
194 m³
102 m³
194 m³/447 m³
447 m³
Velocidade máxima
945 km/hora
945 Km/hora
945 Km/hora
945 Km/hora
Comprimento
61,2 m
61,2 m
61,2 m
61,2 m
Largura de asa a asa
51,7 m
51,7 m
51,7 m
51,7 m
Altura
17,6 m
17,6 m
17,6 m
17,6 m



(1) O Raio de ação do MD-11CD-ER é respectivamente de 12.655 Km (quando transformado para versão de passageiros) e de 7.310 Km (quando na versão exclusivamente cargueira), em razão do peso e consumo.
(2) Turbinas disponíveis: PW (Pratt Whitney), GE (General Electric) - Estados Unidos e RR (Rolls Royce) - Inglaterra.
(3) O MD-11C (Combi), possui disponibilidade de espaço para 6 pallets e 181/214 assentos (equipamento misto).
(4) Os dados de raio de ação máximo e capacidade de carga estão na ordem versão passageiros/versão cargueira, respectivamente.

Fonte: Portal Brasil

1 comentários:

Leco disse...

Caraca!
Sou fã desse avião!

24 de maio de 2011 às 13:46