O desenvolvimento do Tupolev Tu-204 foi iniciado devido a necessidade de substituição dos já antiquados Tupolev Tu-154M na frota da Aeroflot.
Trata-se portando de uma aeronave totalmente nova, bimotora, e dotada de uma asa suprecrítica, semelhante em configuração ao Boeing 757-200. Os motores escolhidos foram os Aviadvigatel(Perm)PS90 e desta forma o primeiro protótipo realizou seu primeiro vôo em 2 de janeiro de 1989.
Além da versão básica, a Tupolev também oferece uma variante cargueira, o Tu-204C e as versões de maior alcance Tu-204-100(-100C, cargueira) e -200. Para a versão combi pax/carga foi escolhida a designação Tu-214.
Extremamente interessada em ver também seu mais novo produto além da Cortina de Ferro, a Tupolev conseguiu firmar um acordo com a Rolls Royce, pelo qual o modelo seria também oferecido com motores RB.211-535. O primeiro vôo seria então realizado em agosto de 1992, porém as primeiras entregas somente foram realizadas em 1998, quando a Air Cairo recebeu seu primeiro Tu-204-120C. Mais recentemente outras empresas ocidentais, dentre elas a Lufthansa Cargo, demonstraram algum interesse no modelo, porém nenhuma encomenda concreta foi firmada.
A versão com motores russos, por sua vez, tem boa aceitação no mercado interno, com pelo menos 5 empresas operadoras. Algumas empresas chinesas, em um "embargo velado" aos produtos americanaos, estudavam também a compra de algumas unidades.
Ficha Técnica:
Comprimento: 46,20
Envergadura: 42,00
Altura: 13,90
Motores/Empuxo: 2x Progress PS-90A(16.000kg)
Peso max. decolagem: 94.600
Velocidade de cruzeiro: 850km/h
MMO/VMO: 900km/h
Alcance: 3.700km
Tripulação Técnica: 2
Passageiros: 196
Primeiro vôo: 02/01/1989
Encomendados: 16
Entregues: 30
Fonte: Jetsite
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