O Boeing 707, foi a aeronave que transformou a Boeing em um player mundial, sinônimo de aeronaves comerciais e na época, aeronaves a jato. Sua historia começa nos primórdios da década de 1950, com o desenvolvimento de abastecedores aéreos, que tivessem velocidades compatíveis com os B-52 e B-47.
A Boeing gostou do projeto e resolveu adapta-lo para uma versão civil, conhecido como 367-80, ou Dash Eighty. Em 15 de julho de 1954, finalmente os Estados Unidos entrava para a era dos jatos comerciais. A USAF encomendou a versão original KC-135, conhecido também por 717-100. A Pan Am, foi a primeira empresa a compra-lo, fechando um contrato de 20 aeronaves em 1955, sendo renomeado para 707-120, fazendo seu primeiro voo em 1957 e sendo homologado no ano seguinte. Seu primeiro voo comercial, foi pelas mãos da Pan Am em outubro de 1958 entre Nova York e Paris.
Na década de 1960 surgiram novas versões, equipadas com os modernos motores da PW, JT-3D, nos modelos 120B e 320B. Em 1963 era lançada a versão final do 707, a 320C, conversível passageiros/carga. Apenas uma companhia ainda os utiliza como aviões de passageiros a Saha Air do Irã, que os comprou de segunda mão da USAF. Ao todo foram fabricados 1012 707.
Ficha Técnica:
Comprimento: 46,61m
Envergadura: 44,42m
Altura: 12,93m
Motores: PW JT-3D
Peso máximo de decolagem: 151.315 Kg
Velocidade de cruzeiro:1009 Km/h
Alcance:10.849 Km
Tripulação técnica: 3
Passageiros: 144
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