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Dassault Aviation - Dassault Mercure

terça-feira, 18 de dezembro de 2012


Em 1967, apoiado pelo governo francês, a Dassault decidiu propor um concorrente para o Boeing 737. Isso iria atacar este segmento de mercado pela extremidade superior, com um avião de 140 lugares, em comparação com os 100, 115 e 200 assentos do Boeing 737 e suas variantes em produção. Esta aeronave seria uma oportunidade para a Dassault para mostrar ao mercado civil o seu conhecimento de alta velocidade aerodinâmica e capacidade de elevação de baixa velocidade previamente desenvolvido através da produção de uma longa linha de caças a jato, como as aeronaves Dassault Ouragan, Dassault Mystère e Dassault Mirage.



Marcel Dassault, fundador e proprietário da Dassault, decidiu nomear a aeronave de Mercure (francês para Mercúrio). "Querendo dar o nome de um deus da mitologia, achei deles só um que tinha asas com seu capacete e ailerons com seus pés, de onde o nome Mercure .." disse o Marcel Dassault. Ferramentas computacionais extremamente modernos para a época foram usados ​​para desenvolver a asa do Mercure 100. Mesmo que fosse maior do que o Boeing 737, o Mercure 100 foi o mais rápido dos dois. Em junho de 1969 um mock-up completo foi apresentado durante o Airshow de Paris, no aeroporto em Le Bourget. Em 4 de abril de 1971, o protótipo Mercure 01 rolou para fora da fábrica da Dassault Bordeaux-Merignac. Era alimentado por dois motores Pratt & Whitney JT8D-11 (6800 kg de empuxo). O primeiro vôo ocorreu em Merignac em 28 de maio de 1971. O segundo protótipo, que foi alimentado por dois motores Pratt & Whitney JT8D-15 (o motor que seria utilizado em todas as construções dos Mercure subseqüente), voou pela primeira vez em 7 de setembro de 1972. Em 19 de julho de 1973, a primeira aeronave fez seu vôo inaugural. O Mercure recebeu o certificado de tipo em 12 de fevereiro de 1974, e em 30 de setembro de 1974, foi certificado para a Categoria abordagem IIIA pouso em qualquer tempo automático (visibilidade mínima = 500 pés, teto mínimo = 50 ft). O Mercure 100 também foi o primeiro avião comercial a ser operado por uma tripulação 100% feminina em um de seus voos.


Dassault tentaram atrair o interesse de grandes companhias aéreas e várias companhias aéreas regionais, alardeando o Mercure 100 como um substituto para o Douglas DC-9. Algumas companhias aéreas mostrou algum interesse inicial, mas apenas a Air Inter, uma companhia aérea nacional francês, que colocaram pedidos. Essa falta de interesse se deve a vários fatores, incluindo a desvalorização do dólar ea crise do petróleo da década de 1970, mas principalmente por causa da faixa operacional do Mercure - adequado para operações domésticas europeus, mas incapaz de sustentar rotas mais longas. Na carga útil máxima, o alcance da aeronave foi de apenas 1,700 km. Consequentemente, o Mercure 100 alcançado há vendas externas. Com um total de apenas 10 vendas com um dos protótipos remodelado e vendido como o Mercure 11 a Air Inter, o avião representa a pior falha de um avião comercial em termos de aviões vendidos.



Em 29 de abril de 1995, os dois últimos Mercures em serviço voou seu último vôo comercial. Os Mercures percorreram  360 mil horas de vôo, transportando 44 milhões de passageiros em 440.000 vôos sem acidentes, e de 98% no serviço de confiabilidade.



Ficha técnica:
Tripulação: 3: engenheiro piloto, co-piloto e vôo
Capacidade: 162 passageiros (layout de alta densidade)
Comprimento: 34,84 m
Wingspan: 30,55 m
Altura: 11,36 m
Área da asa: 116 m²
Rácio de aspecto: 08:01
Peso vazio: 31,800 kg
Max. peso de decolagem: 56,500 kg
Motor: 2 × Pratt & Whitney JT8D-15 turbofans, 68,9 kN (15.500 lbf) cada um
Velocidade máxima: 926 km / h (500 nós, 575 mph)
Velocidade de cruzeiro: 825 km / h (446 nós, 512 mph)
Alcance: 2,084 km (1.125 milhas náuticas, 1.295 milhas)
Teto de serviço: 12.000 m (39.000 pés)
Taxa da escalada: 16.7 m / s (3.300 pés / min)
Corrida de decolagem: 2.100 m (6.900 pés)
Rolo de desembarque: 1.755 m (5.670 pés)

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