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Dassault Aviation - Breguet 763

sábado, 15 de dezembro de 2012


A Breguet começou a trabalhar no projeto Breguet 761 avião de dois convés, antes do final da Segunda Guerra Mundial, em 1944. Foi decidido que um avião de médio alcance com capacidade para mais de 100 passageiros seriam construídos. O projeto previa o uso motores rapidamente disponíveis com o objectivo da facilidade de fabricação e data de primeiro voo logo cedo. O projeto era conhecido como Projeto 76-1. A aeronave estava destinado a não ser o primeiro projeto Francês pós-guerra para voar, uma honra que, foi para o Sud-Est Languedoc, o  Bloch MB161 para uso civil. O protótipo Br.761, F-WASK, voou pela primeira vez em Villacoublay em 15 de fevereiro de 1949.



O Governo francês ordenou 12 aviões de produção, o Breguet 76-3 que foram mais tarde redesignado Br.763. Seis aviões estavam a ser operado pela Air France e os outros seis pelo Ministério dos Transportes. O 763 tinha motores mais potentes, 1,20 metros (3 pés 11 polegadas) maior envergadura, asas fortalecidas e três tripulantes de cabine de voo (as aeronaves anterior tinham quatro tripulantes). O primeiro voo do 763 ocorreu em 20 de Julho de 1951 e entrou em serviço com a Air France durante o Outono de 1952.
Com a introdução da Sud Aviation Caravelle tornou o Breguet 763 obsoleto como um avião de passageiros. O Caravelle foi mais rápido, mais confortável e tinha um alcance maior. Em 1958, Breguet emprestado o F-BASQ da Air France para uma turnê de vendas para América do Norte e do Sul. Este foi o avião que desembarcaram de Pont-Évêque em 1955. O passeio tinha 25.000 milhas (40.000 km), foram nas cidades de Nova York, Washington, D.C. e Miami, nos Estados Unidos, Bogotá na Colômbia, Santiago no Chile, Rio de Janeiro e Brasília, no Brasil. A turnê não gerou pedidos. Na América do Norte, a era do jato tinha começado, enquanto a aeronave tinha uma capacidade muito grande para as operadoras na América do Sul, apesar de ser mais barato no custo por assento do que operar um Douglas DC-4. O Breguet 763 foi usado em serviços de passageiros cada vez menos, sendo substituído pelo Caravelle e Visconde Vickers. Seis aeronaves foram transferidas para a Armée de l'Air. A Air France converteu os seis restantes Br.763s em cargueiros com o nome Universale. Estes permaneceram em serviço em serviços de transporte europeu até o início de 1970. O último vôo foi em 31 de março de 1971 a partir de Heathrow para Paris-Orly. Um ônibus de dois andares Routemaster estava estacionado ao lado do avião para marcar a aposentadoria do Breguet 763 do serviço.


O Breguet Deux-Ponts teve um excelente histórico de segurança.
Em 10 de maio de 1955, F-BASQ da Air France fez um pouso forçado em um campo em Pont-Évêque, Isère na sequência de problemas de controle direcional em vôo. A equipe de tripulantes (4) e 46 passageiros saíram ilesos. O avião foi reparado no local e levado para fora de uma pista improvisada algumas semanas mais tarde
O serviço de Breguet com a Air France tinha até 107 assentos e um elevador entre os dois pisos.



Operadores
Air Algérie
French Air Force
Air France
French Navy
Silver City

Ficha técnica:
Tripulação: 3
Capacidade: 107 passageiros
Comprimento: 28,94 m (94 pés 11 polegadas)
Wingspan: 42,96 m (140 pés 11 polegadas)
Altura: 9,56 m (31 pés 4 polegadas)
Área da asa: 185,4 m² (1.996 m²)
Peso vazio: 32.535 kg (£ 71.577)
Max. peso de decolagem: 50.000 kg (111,000 lb)
Motores: 4 × Pratt & Whitney R-2800-CA18 pistões radiais, 2400 hp (1790 kW) cada
Velocidade máxima: 390 km / h (210 nós, 242 mph) a 3.000 m (10.000 pés) (max cruzeiro)
Velocidade de cruzeiro: 336 km / h (183 nós, 210 mph) (economia de cruzeiro)
Alcance: 2,290 km (1.243 milhas náuticas, 1.430 milhas)
Taxa da escalada: 5,8 m / s (1.140 pés / min) ao nível do mar

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