A Breguet começou a trabalhar no projeto Breguet 761 avião de
dois convés, antes do final da Segunda Guerra Mundial, em 1944. Foi decidido
que um avião de médio alcance com capacidade para mais de 100 passageiros
seriam construídos. O projeto previa o uso motores rapidamente disponíveis com
o objectivo da facilidade de fabricação e data de primeiro voo logo cedo. O
projeto era conhecido como Projeto 76-1. A aeronave estava destinado a não ser
o primeiro projeto Francês pós-guerra para voar, uma honra que, foi para o Sud-Est
Languedoc, o Bloch MB161 para uso civil. O protótipo
Br.761, F-WASK, voou pela primeira vez em Villacoublay em 15 de fevereiro de
1949.
O Governo francês ordenou 12 aviões de produção, o Breguet
76-3 que foram mais tarde redesignado Br.763. Seis aviões estavam a ser operado
pela Air France e os outros seis pelo Ministério dos Transportes. O 763 tinha
motores mais potentes, 1,20 metros (3 pés 11 polegadas) maior envergadura, asas
fortalecidas e três tripulantes de cabine de voo (as aeronaves anterior tinham
quatro tripulantes). O primeiro voo do 763 ocorreu em 20 de Julho de 1951 e
entrou em serviço com a Air France durante o Outono de 1952.
Com a introdução da Sud Aviation Caravelle tornou o Breguet
763 obsoleto como um avião de passageiros. O Caravelle foi mais rápido, mais
confortável e tinha um alcance maior. Em 1958, Breguet emprestado o F-BASQ da
Air France para uma turnê de vendas para América do Norte e do Sul. Este foi o
avião que desembarcaram de Pont-Évêque em 1955. O passeio tinha 25.000 milhas
(40.000 km), foram nas cidades de Nova York, Washington, D.C. e Miami, nos
Estados Unidos, Bogotá na Colômbia, Santiago no Chile, Rio de Janeiro e
Brasília, no Brasil. A turnê não gerou pedidos. Na América do Norte, a era do
jato tinha começado, enquanto a aeronave tinha uma capacidade muito grande para
as operadoras na América do Sul, apesar de ser mais barato no custo por assento
do que operar um Douglas DC-4. O Breguet 763 foi usado em serviços de
passageiros cada vez menos, sendo substituído pelo Caravelle e Visconde
Vickers. Seis aeronaves foram transferidas para a Armée de l'Air. A Air France
converteu os seis restantes Br.763s em cargueiros com o nome Universale. Estes
permaneceram em serviço em serviços de transporte europeu até o início de 1970.
O último vôo foi em 31 de março de 1971 a partir de Heathrow para Paris-Orly. Um
ônibus de dois andares Routemaster estava estacionado ao lado do avião para
marcar a aposentadoria do Breguet 763 do serviço.
O Breguet Deux-Ponts teve um excelente histórico de
segurança.
Em 10 de maio de 1955, F-BASQ da Air France fez um pouso
forçado em um campo em Pont-Évêque, Isère na sequência de problemas de controle
direcional em vôo. A equipe de tripulantes (4) e 46 passageiros saíram ilesos.
O avião foi reparado no local e levado para fora de uma pista improvisada
algumas semanas mais tarde
O serviço de Breguet com a Air France tinha até 107 assentos
e um elevador entre os dois pisos.
Operadores
Air Algérie
French Air Force
Air France
French Navy
Silver City
French Air Force
Air France
French Navy
Silver City
Ficha técnica:
Tripulação: 3
Capacidade: 107 passageiros
Comprimento: 28,94 m (94 pés 11 polegadas)
Wingspan: 42,96 m (140 pés 11 polegadas)
Altura: 9,56 m (31 pés 4 polegadas)
Área da asa: 185,4 m² (1.996 m²)
Peso vazio: 32.535 kg (£ 71.577)
Max. peso de decolagem: 50.000 kg (111,000 lb)
Motores: 4 × Pratt & Whitney R-2800-CA18 pistões
radiais, 2400 hp (1790 kW) cada
Velocidade máxima: 390 km / h (210 nós, 242 mph) a 3.000 m
(10.000 pés) (max cruzeiro)
Velocidade de cruzeiro: 336 km / h (183 nós, 210 mph)
(economia de cruzeiro)
Alcance: 2,290 km (1.243 milhas náuticas, 1.430 milhas)
Taxa da escalada: 5,8 m / s (1.140 pés / min) ao nível do
mar
Fonte: Breguet 763 - Wikipedia
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