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Ilyushin Il-96-300

sexta-feira, 24 de junho de 2011


Seguindo o fracasso do Il-86, a Ilyushin decidiu em meados da década de 80 lançar-se novamente no desenvolvimento de um wide-body quadrimotor, desta vez tentando redimir os erros cometidos com o Il-86.
Apesar de sua aparência idêntica, o Il-96 é na verdade uma aeronave completamente nova, incorporando novas tecnologias e principalmente, novos motores, mais silênciosos e econômicos que os de seu antecessor.
 

O primeiro protótipo realizou seu vôo inaugural em setembro de 1988, e juntamente com mais três unidades absorveu o processo de homologação ao longo de quatro anos, com a certificação emitida pela FAS em 1992. O primeiro exemplar de produção entraria em operação na Aeroflot já no ano seguinte, com o nome Il-96-300, o "-300" representando sua capacidade máxima de passageiros.
Logo tornou-se o principal equipamento "soviético" usado em rotas de longo alcance(naquele momento os primeiros aviões ocidentais de longo alcance entravam também em operação na empresa), inclusive por muito tempo também para o Brasil.
 

Apesar de toda a expectativa depositada sobre o modelo, que sem dúvida tem muitas qualidades técnicas, o resultado de vendas foi pífio, com apenas 15 unidades vendidas, porém, muito disto deve-se com certeza as dificuldades econômicas enfrentadas pela Rússia nesse período, e para complicar, aviões russos não são commodities muito apreciados por empresas de leasing, principalmente pelas dificuldades de financiamento encontradas.
Seja como for, o Il-96 abriu caminho para uma das primeiras grandes parcerias da indústria local com o ocidente, dando origem ao projeto Il-96M, uma versão alongada, equipada com motores Pratt&Whitney PW2237 e aviônica Collins. As vantagens obtidas principalmente pelos motores colocando pela primeira vez um modelo russo em condições de competir economicamente com os similares ocidentais.

O primeiro protótipo realizou o vôo inaugural em abril de 1993 e desde então o processo de homologação vem se arrastando. Oferecido tanto na versão de passageiros(Il-96M), com capacidade de até 350 passageiros em classe única, ou como cargueiro(Il-96T), transportando mais de 90 toneladas de carga, já registra mais de 50 encomendas é hoje em dia uma das grandes esperanças da combalida indústria aeronáutica russa.

Ficha Técnica:
Comprimento: 55,40
Envergadura: 60,10
Altura: 15,57

Motores/Empuxo: 4x Soloviev PS90A(15.700kg)

Peso max. decolagem: 240.000
Velocidade de cruzeiro: 850km/h
MMO/VMO: 900km/h
Alcance: 7.200

Tripulação Técnica: 3
Passageiros: 300

Primeiro vôo: 28.Set.1988
Encomendados: 15(Il-96-300), 50+(Il-96M/T)
Entregues: 15(Il-96-300)
Em operação:

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